Rockabilly, um pouquinho da história no Brasil


Nos 50s a música norte americana passou por modificações e um novo gênero musical começou a surgir no sul dos EUA, o filho do rock and roll: o Rockabilly. A população que já era envolvida com a música local e o blues começou a se envolver também com o rock, então eis que surge Elvis Presley, que influenciou diretamente o rock, tanto no esteriótipo quanto no som propriamente dito. 




Foi lá nos 70s quando o movimento punk propôs a volta às origens do rock que o Rockabilly veio a tona, como um revival dos 50s, através de bandas consagradas como Stray Cats o rockabilly chegou com força aqui na terrinha verde e amarela, começando assim o surgimento de bandas nacionais do meso estilo (Como os paulistas da Coke Luxe). Daí em diante, especialmente após o show do Stray Cats em SP, o rockabilly 'popularizou-se' no underground e nos grupos contracultura e a questão deixou de ser meramente musical para se transformar em estilo, way of life, com os olhos no passado mas a mente no futuro. Então, surgiram as vertentes modernas, o psychobilly por exemplo, foi um marco histórico do gênero no Brasil.




Com isso além dos bares temáticos com ênfase nos 50s, apareceram festas periódicas como a Pin Ups party, Rock and Roll club do Brasil entre outras, barbearias, lojas de roupa retrô,  existe até mesmo o único selo brasileiro exclusivamente rockabilly, o BAD HABITS RECORDS. Todo esse repertótio vem fortalecendo e mantendo o estilo dos anos 90 até o momento, pena que esses estabelecimentos estão concentrados em SP, Curitiba (considerada sede do psychobilly no Brasil) e não tem tanta força no resto do Brasil. Mas está 'vivissimo' ainda que pouco disseminado na totalidade de um país tão heterogêneo e multicultural. Portanto pra quem curte: Rock it!






SeeYaRockers!
@Babyalicious
xxx

3 comentários:

Gisa Litlle Cherry disse...

Sim, o cenário forte é Curitiba, pena que não sobrou muito pra Minas e quase sempre fico chpando dedo quando vejo os cartazes de divulgaçao das festas.
Mas não podemos dessitir!
Essa do selo é nov apra mim.
Beijokas

Aline Lacroc disse...

Stray Cats é bom demais! E é uma pena, como a Gisa disse ali em cima, eu tbm moro em uma região que não existe nada de movimento rockabilly..
Beijos

Mariana Lourenço disse...

seu blog tem sempre tanta informacao, otimo passar por aqui!!!

 
Modernne © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects
Twitter Feed Facebook