Pela volta do Chapéu!


Particularmente, acho o chapéu um item de luxo, charmoso e chiquérrimo, mas que está praticamente extinto. Ainda vemos um ou outro dando as caras por aí, ornamentando belas cabecinhas estilosas e perspicazes, mas deixou de ser popular a tempos. Portanto, hoje vamos resgatar a 'história do chapéu' que é tão pouco conhecida.
O chapéu começou a ser produzido como forma de proteção da chuva, sol e frio, isso já lá na pré-história. Durante a Antiguidade Clássica o poder e o prestígio eram demonstrados através de coroas e grinaldas - produzidas com ouro, diamantes e pedras preciosas - ou no caso da grinalda utilizada para premiar serviços prestados aos monarcas. O primeiro chapéu nos moldes clássicos é datado no séc. VI a.C. O ideal do chapéu como simbolo de poder, riqueza e tradição veio juntar-se ao próprio conceito de moda a partir do século XVIII até séc. XIX, quando o acessório já ganhava outros contornos, formatos e significados.


A Cartola foi a 'rainha' dos chapéus nessa época. Preta, brilhante, copa alta, cilíndrica e aba estreita, era imprescindível aos magnatas e a alta-sociedade. A diva alemã Marlene Dietrich ousou e mostrou que as mulheres poderiam usar este tipo de chapéu.


No final do século XIX, surge o substituto com menores dimensões - o chapéu de coco - duro, arredondado, aba curvada, de feltro lã ou pelo. O chapéu de coco era usado em ocasiões formais logo após a Segunda Guerra e foi muito popular na Inglaterra até os anos 60, associado aos homens de negócios e elevado poder econômico. Quem poderia esquecer este chapéu depois de Chaplin e Laranja Mecânica. Tá na história!


Outro modelo que se transformou em sinônimo de estilo no início do século passado foi o chapéu panamá. Feito à mão, com fibras finas de palha branca tornou-se conhecido quando Roosevelt foi fotografado com um exemplar numa viagem ao canal do Panamá em 1906. Artistas, atores e músicos aderiram ao chapéu panamá em massa.

Outros modelos que marcaram a historia:









Esse post é dedicado a todas que amam esse acessório maravilhoso! Pela volta do chapéu, da sutileza e do glamour.


xxx
@Babyalicious

2 comentários:

Gisa Litlle Cherry disse...

Querida, tb amo!
Na verdade uso todo tipo de acessóriopara cabeça/cabelos!
As vezes me sinto uma arvore, comninhos de passarinhos... amo me sentir assim!
Bj, L.C.

Aline Lacroc disse...

Lindooo! adoro tbm, minha mãe usa e eu cagona, não tenho coragem, ainda!
Beijocas

 
Modernne © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects
Twitter Feed Facebook