Vivianne, I LOVE YOU, Westwood é uma das minhas estilistas preferidas. (Ah...deu pra perceber?). Então aqui está ela! Preparem-se para uma viagem deliciosa pela vida dessa estilista maravilhosa.
Vanguardista, excêntrica e audaciosa cria/criou roupas com conotação política, críticas sociais e temas eróticos. Suas criações não são apenas coleções e roupas, são verdadeiras obras de arte, com muitas cores, couro, espartilhos, saias, estampas de animais, terninhos, rasgos, plataformas, estampa escocesa (xadrez), exageros e afins, mesclando a moda atual com a clássica e prezando sempre a feminilidade. Vivi mostra pra que veio e deixa claro sua opinião e gosto. "A única razão pela qual estou na moda é para destruir a palavra conformismo." É impossível não se surpreender com essa mulher à frente do seu tempo, completamente inovadora e autentica.
Vivi West nasceu Vivienne Isabel Swire, em 8 de abril de 1941 em Glossop (Aniversariante do mês passado, por isso me identifico tanto, amo arianos!). Sua primeira influência foram seus pais: sua mãe era uma tecelã e seu pai sapateiro. Desde a infância custumizava suas roupas e uniforme escolar, já nascia aí Vivianne westwood. O sobrenome foi encorporado ao seu nome aos 17 anos após o casamento com seu primeiro marido Derek Westwood com quem teve seu primeiro filho, Benjamim.
Vivi estudou moda em Londres na Faculdade de Arte de Harrow e em 1971 fundou sua primeira loja, Let it Rock - inspirada no rock originado dos 50s que negava as influências 'peace and love'. A Let it rock vendia roupas, discos, acessórios e tudo que estivesse ligado ao rock. A partir daí a estilista começou a criar visando o público 'marginal' das periferias de Londres - As punks tinham uma imagem própria, nova estética e linguagem sem inibições.
Devido a várias polêmicas envolvendo sua loja mudou o nome várias vezes, entre eles 'Too Fast to Live, Too Young to Die', o último e mais conhecido foi Sex inspirado em Sex Pistols (L). É! Seu segundo marido e sócio, o Teddy Boy Malcon McLaren (Pai do seu segundo filho Joseph), era produtor da banda na época.
![]() |
Vivi e MacLaren |
Ainda hoje a loja onde funcionava a Sex é de sua propriedade onde mantém uma loja chamada World ends que vende roupas para punks, heróis, dândis e piratas segundo ela.
![]() |
World Ends |
Em 81 cria sua coleção Pirates inspirado no século XVII e XVIII, romântico e histórico, mas com a sua pegada, única. "...É tão importante olhar para o passado. Porque as pessoas tinham gosto, e eles tinham ideais de excelência. Essas coisas não voltarão a menos que se olhe para o passado" (VivianneW.)
Em 82 desfila em Paris que desde Mary Quant - a dona das minissaias - não via inglesas! A partir daí começa a produzir coleções inspiradas na história da moda e do mundo, mas exagerada e colorida como sempre, um diferencial, tornando-se um destaque no mundo da moda. Em 85 foge a tendência da época e cria uma coleção inspirada no ballet "Mini Crini" referência a crinolina. Tule, vestidos de época, corsets, poás, Lolitagens e Monarquia. A estilista ressuscitou o corset e o reinventou como peça 'sexy'. O toque romantico com pitadas de história da moda ainda prevalecia.
Ainda cercada de polêmicas em 94 expõs bumbuns nas passarelas. Criou vestidos de noiva, fragâncias (Libertine e Boudoir). Em 87 fez uma coleção para público masculino com muito erotismo e em 97 para as meninas baseada no tema: escocês. Irônica? Sim! Sempre rodeada de polêmicas, não parou mais. A partir daí ganhou muitos prêmios, deu aulas na Europa e abriu lojas no mundo todo!
Atualmente tem sua própria linha das sandálias nas Lojas Melissas, para nossa alegria. Aliás suas sandálias da Melissa são versões e adaptações da sua coleção de sapatos. Seus sapatos sempre foram tão incríveis e inusitados que ela ganhou uma exposição apenas sobre eles em 2010.
![]() |
Preciso dessa Melissa e não acho =( |
![]() |
Outra Melissa |
Vivi nunca perdeu sua identidade inusitada, sempre antenada produzia conforme a música e acontecimentos, sempre mostrando com transparência seus ideais. Não é atoa que ela é o centro da moda inglesa há 34 anos, influenciando o mundo! Teve a retrospectiva de sua vida e carreira exposta no Museu Victoria & Albert de Londres, foi apontada no livro Chic Savages como uma das 6 melhores estilistas do MUNDO e como estilista do ano duas vezes. Aos 64 anos ganhou o titulo de Lady da Rainha Elizabeth II da Inglaterra. Tá bom ou quer mais?
![]() |
Essa é a minha estilista favorita! |
SeeYaRockers!
xxx
10 comentários:
Adorei conhecer um pouco mais dela!
Ela tem criações lindas!
Beijos.
www.consumisse.blogspot.com
A contribuição de Viviene para a moda é indiscutível...muita coisa legal né?!
beijinhos
Vivi é uma das mulheres na moda que mais gosto. É linda, estilosa e criativa.
Amo!
Ótimo post!
Ela é demais...
Sempre incrível
Beijos
♥
fabianapian.blogspot.com
Vivi e o punk: amo!!!
Ela é muito divaaaaaaaaaaa, revolucionária!
Adorei a postagem!
xoxo, cherry
http://www.cherryland.com.br
nossa não sabia tudo isso dela.. muito talentosa..
GENTE TEM SORTEIO LA NO BLOG, JÁ SE INSCREVERAM?
WWW.PIMENTAROJA.BLOGSPOT.COM
BJOSSS
A ja fizemos um post sobre ela tb
ela é realmente incrível
sou fã dos seus trabalhos e ideias
está entre os preferidos!
ela é tudo d bom né!!!
bapho!!!
Ela e lindaaaaaaaa adoro!
OTIMU POST FLOR.
http://lyssmakeup.blogspot.com/
Postar um comentário