Vivi West

Vivianne, I LOVE YOU, Westwood é uma das minhas estilistas preferidas. (Ah...deu pra perceber?). Então aqui está ela! Preparem-se para uma viagem deliciosa pela vida dessa estilista maravilhosa.


Vanguardista, excêntrica e audaciosa cria/criou roupas com conotação política, críticas sociais e temas eróticos. Suas criações não são apenas coleções e roupas, são verdadeiras obras de arte, com muitas cores, couro, espartilhos, saias, estampas de animais, terninhos, rasgos, plataformas, estampa escocesa (xadrez), exageros e afins, mesclando a moda atual com a clássica e prezando sempre a feminilidade. Vivi mostra pra que veio e deixa claro sua opinião e gosto. "A única razão pela qual estou na moda é para destruir a palavra conformismo." É impossível não se surpreender com essa mulher à frente do seu tempo, completamente inovadora e autentica.


Vivi West nasceu Vivienne Isabel Swire, em 8 de abril de 1941 em Glossop (Aniversariante do mês passado, por isso me identifico tanto, amo arianos!). Sua primeira influência foram seus pais: sua mãe era uma tecelã e seu pai sapateiro. Desde a infância custumizava suas roupas e uniforme escolar, já nascia aí Vivianne westwood. O sobrenome foi encorporado ao seu nome aos 17 anos após o casamento com seu primeiro marido Derek Westwood com quem teve seu primeiro filho, Benjamim.


Vivi estudou moda em Londres na Faculdade de Arte de Harrow e em 1971 fundou sua primeira loja, Let it Rock - inspirada no rock originado dos 50s que negava as influências 'peace and love'. A Let it rock vendia roupas, discos, acessórios e tudo que estivesse ligado ao rock. A partir daí a estilista começou a criar visando o público 'marginal' das periferias de Londres - As punks tinham uma imagem própria, nova estética e linguagem sem inibições.
Devido a várias polêmicas envolvendo sua loja mudou o nome várias vezes, entre eles 'Too Fast to Live, Too Young to Die', o último e mais conhecido foi Sex inspirado em Sex Pistols (L). É! Seu segundo marido e sócio, o Teddy Boy Malcon McLaren (Pai do seu segundo filho Joseph), era produtor da banda na época.

Vivi e MacLaren
A Sex tinha um design erótico com alusão ao BDSM, couro, correntes, spikes, peças rasgadas, estilo pin-up, escocês, sec XVII e XVIII, motocicletas, makes e penteados escandalosos. O que hoje em dia é muito comum, mas era inusitado para a época, o que atraiu os mais variados e excêntricos clientes. Mas como sempre a 'moda' passa, ou não! O movimento punk foi perdendo força e com ele sua moda. Pelo fato de vestir bandas, incluindo Sex Pistols, e baseado no estilo que ela produzia ficou conhecida como a "estilista-punk", titulo que é atribuído a ela até hoje.
Ainda hoje a loja onde funcionava a Sex é de sua propriedade onde mantém uma loja chamada World ends que vende roupas para punks, heróis, dândis e piratas segundo ela.

World Ends
Ainda na década de 80 se divorcia, muda-se para Itália e se casa com Marc Andréas. ah...L'amore!  Vivi conheceu Marc na Academia de Artes Aplicadas de Viena, onde dava aulas. Que ambiente perfeito para se apaixonar, não?


Em 81 cria sua coleção Pirates inspirado no século XVII e XVIII, romântico e histórico, mas com a sua pegada, única. "...É tão importante olhar para o passado. Porque as pessoas tinham gosto, e eles tinham ideais de excelência. Essas coisas não voltarão a menos que se olhe para o passado" (VivianneW.)


Em 82 desfila em Paris que desde Mary Quant - a dona das minissaias - não via inglesas! A partir daí começa a produzir coleções inspiradas na história da moda e do mundo, mas exagerada e colorida como sempre, um diferencial, tornando-se um destaque no mundo da moda. Em 85 foge a tendência da época e cria uma coleção inspirada no ballet "Mini Crini" referência a crinolina. Tule, vestidos de época, corsets, poás, Lolitagens e Monarquia. A estilista ressuscitou o corset e o reinventou como peça 'sexy'. O toque romantico com pitadas de história da moda ainda prevalecia.


Ainda cercada de polêmicas em 94 expõs bumbuns nas passarelas. Criou vestidos de noiva, fragâncias (Libertine e Boudoir). Em 87 fez uma coleção para público masculino com muito erotismo e em 97 para as meninas baseada no tema: escocês. Irônica? Sim! Sempre rodeada de polêmicas, não parou mais. A partir daí ganhou muitos prêmios, deu aulas na Europa e abriu lojas no mundo todo!


 Atualmente tem sua própria linha das sandálias nas Lojas Melissas, para nossa alegria. Aliás suas sandálias da Melissa são versões e adaptações da sua coleção de sapatos. Seus sapatos sempre foram tão incríveis e inusitados que ela ganhou uma exposição apenas sobre eles em 2010.


Preciso dessa Melissa e não acho =(

Outra Melissa


Vivi nunca perdeu sua identidade inusitada, sempre antenada produzia conforme a música e acontecimentos, sempre mostrando com transparência seus ideais. Não é atoa que ela é o centro da moda inglesa há 34 anos, influenciando o mundo! Teve a retrospectiva de sua vida e carreira exposta no Museu Victoria & Albert de Londres, foi apontada no livro Chic Savages como uma das 6 melhores estilistas do MUNDO e como estilista do ano duas vezes. Aos 64 anos ganhou o titulo de Lady da Rainha Elizabeth II da Inglaterra. Tá bom ou quer mais?

Essa é a minha estilista favorita!
Ainda hoje a estilista produz, diga-se de passagem fiel ao seu estilo: exagerada, supreendente e anárquica.  A estilista exerceu uma influência sobre a moda maior do que muitas pessoas pressupõem. É inegável a sua GRANDE influência na moda das subculturas trazendo o novo e o impossível a todo instante. Vivi West é uma grande estilista, talentosa, espontânea, única e Mãe da moda alternativa.


SeeYaRockers!
xxx

10 comentários:

Thaís Araújo disse...

Adorei conhecer um pouco mais dela!
Ela tem criações lindas!

Beijos.

www.consumisse.blogspot.com

Natália Limiro de Castro disse...

A contribuição de Viviene para a moda é indiscutível...muita coisa legal né?!

beijinhos

Mag disse...

Vivi é uma das mulheres na moda que mais gosto. É linda, estilosa e criativa.
Amo!
Ótimo post!

F. Pian! disse...

Ela é demais...
Sempre incrível
Beijos

fabianapian.blogspot.com

Aline Aimée disse...

Vivi e o punk: amo!!!

cherrydolll disse...

Ela é muito divaaaaaaaaaaa, revolucionária!
Adorei a postagem!
xoxo, cherry
http://www.cherryland.com.br

Gi disse...

nossa não sabia tudo isso dela.. muito talentosa..


GENTE TEM SORTEIO LA NO BLOG, JÁ SE INSCREVERAM?

WWW.PIMENTAROJA.BLOGSPOT.COM

BJOSSS

Thainá disse...

A ja fizemos um post sobre ela tb
ela é realmente incrível
sou fã dos seus trabalhos e ideias
está entre os preferidos!

melisseiras de Gyn disse...

ela é tudo d bom né!!!
bapho!!!

Lyssa Makeup disse...

Ela e lindaaaaaaaa adoro!
OTIMU POST FLOR.
http://lyssmakeup.blogspot.com/

 
Modernne © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects
Twitter Feed Facebook